Sebastião Feyo de Azevedo distinguido com a CIBIQ Gold Medal 2025

O Professor Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Academia de Engenharia, recebeu a CIBIQ Gold Medal 2025, a mais alta distinção atribuída pela Organização dos Congressos Ibero-Americanos de Engenharia Química (CIBIQ). 

A Distinção, atribuída trienalmente por ocasião dos Congressos Ibero-americanos, foi entregue em Cerimónia que decorreu no dia 8 de setembro de 2025, no Centro de Congressos de Lisboa, na Sessão Oficial de Abertura do Congresso Europeu de Engenharia Química (ECCE 15) e do Congresso Ibero-Americano de Engenharia Química (CIBIQ 2025), perante cerca de 1000 participantes de mais de 40 países.

Já em 2014 o Engenheiro Sebastião Feyo tinha recebido a Medalha Dieter Behrens, a mais alta distinção da Federação Europeia de Engenharia Química, atribuída de 4 em 4 anos a personalidades europeias que se notabilizem pelos seus contributos para a educação superior em Engenharia Química.

O CIBIQ é uma organização informal que reúne organizações e associações de toda a América Latina, de Portugal e de Espanha, criada com o objetivo e o espírito de construir pontes em Engenharia Química na Comunidade Ibero-Americana, em prol da sociedade. Um espaço de enriquecimento com a experiência de vários países e culturas, numa experiência que já se tornou uma referência para a sua comunidade.

Portugal está representado no CIBIQ pelo Colégio de Engenharia Química da Ordem dos Engenheiros.

A CIBIQ Gold Medal destina-se, conforme seu regulamento, a reconhecer “a excelência na carreira profissional, no meio académico ou na indústria, a contribuição relevante para os esforços das Associações ou Sociedades a nível nacional, das Federações, Confederações e/ou entidades de âmbito mundial em defesa da profissão, assim como a projeção social da Engenharia Química”.

No passado não distante, foi Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Diretor do Departamento de Engenharia Química da FEUP, Diretor da FEUP e Reitor da Universidade do Porto.

Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções nacionais e internacionais.

Adicionalmente às supracitadas distinções, salienta-se que, em 2018, foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Estadual de Tbilisi, (Geórgia) em cerimónia especial dedicada ao 100.º aniversário daquela Universidade, e recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros.

A estas, acrescenta várias outras distinções por atividade de índole profissional, social e cultural.

Entrega da Medalha de Ouro CIBIQ ao Professor Sebastião Feyo de Azevedo pelo Presidente do CIBIQ, Professor Carlos Negro e pelo Presidente da Federação Europeia de Engenharia Química, Eng. Giorgio Veronesi
Scroll to Top