Partilhamos uma breve, mas significativa, notícia sobre um evento que marcou de forma muito positiva o calendário internacional da Academia.
Graças ao apoio fundamental de várias entidades:
- Embaixador do México em Portugal, Emb. Bruno Figueroa
- Cônsul do México no Porto, Arq. Paulo Coelho Lima
- Embaixador de Portugal no México, Emb. Manuel Cansado de Carvalho
- AICEP, representada pelo Dr. Paulo Rios de Oliveira.
- E com o importante patrocínio da Mota-Engil, bem como com o apoio das restantes empresas participantes, a BA Glass, a Brisa, a COLEP Packaging, a GEG, a Quadrante, o Banco Santander e a SIMOLDES
realizou-se um encontro estruturante entre a comunidade empresarial portuguesa e mexicana, que em paralelo teve o encontro, na UNAM, entre o Diretor da FEUP e os responsáveis pela área das engenharias da UNAM.
Momentos-chave do Evento
- 26 de novembro – Receção oficial da comitiva portuguesa e mexicana na Residência do Embaixador de Portugal no México.
- 27 de novembro – Manhã protocolar com a presença do nosso Embaixador e do Subsecretário da Economia do Governo Federal Mexicano, Lic. Vidal Llerenas Morales, que testemunharam a assinatura do importante Convénio de Cooperação entre as duas Academias.
Início dos trabalhos do Fórum Empresarial
- Dia 28 de novembro – Manhã protocolar: o professor Sebastião Feyo de Azevedo teve a honra de ser aceite como Membro Correspondente da Academia Mexicana, secção de Engenharia Química, na sequência da apresentação do trabalho e da conferência “O futuro da formação em engenharia – sem muros e sem fronteiras”.
- 27 e 28 de novembro – Fórum Empresarial Portugal-México – Reunião entre empresas, instituições e um representante do Banco Santander México, onde se discutiram estratégias de internacionalização e áreas de atuação conjunta. As conversas estenderam-se muito além do programa formal, refletindo o enorme potencial desta parceria.
Nada disto teria sido possível sem o contributo decisivo do nosso colega Humberto Varum, membro da Academia e também Membro Correspondente da Academia Mexicana.
Próximo passo: 2026
Estamos já a preparar uma nova sessão em Portugal, ampliada às universidades portuguesas e mexicanas, reforçando esta ponte de conhecimento e cooperação
