Partilhamos uma breve, mas significativa, notícia sobre um evento que marcou de forma muito positiva o calendário internacional da Academia.
Realizou-se na Cidade do México um Fórum de Cooperação Estratégica entre as Academias de Engenharia do México e de Portugal, com a assinatura de um Convénio de Cooperação, com a realização de um Fórum Empresarial entre as comunidades empresariais portuguesa e mexicana, bem como ainda com um Encontro, na UNAM, entre o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e os responsáveis pela área das engenharias da UNAM.
- O Evento foi organizado pela Academia de Engenharia de Portugal, pela Academia de Engenharia do México, pelo Senhor Embaixador do México em Portugal, Emb. Bruno Figueroa, pelo Senhor Cônsul do México no Porto, Arq. Paulo Coelho Lima e pelo Senhor Embaixador de Portugal no México, Emb. Manuel Cansado de Carvalho.
- Recebeu o apoio da AICEP, nas pessoas do Dr. Paulo Rios de Oliveira e da Dra. Mariana Oom, e do Banco Santander, nas pessoas da Dra. Patrícia Madeira e do Dr. Jordi Peixó Marco.
- Com referência às Empresas Portuguesas convidadas pela Academia de Engenharia de Portugal, releva o importante patrocínio especial da Mota-Engil, bem como o apoio das restantes empresas participantes, a BA Glass, a Brisa, a COLEP Packaging, a GEG, a Quadrante e a SIMOLDES
Momentos-chave do Evento
- 26 de novembro – Receção oficial da comitiva portuguesa e mexicana na Residência do Embaixador de Portugal no México.
- 27 de novembro – Manhã protocolar com a presença do nosso Embaixador e do Subsecretário da Economia do Governo Federal Mexicano, Lic. Vidal Llerenas Morales, que testemunharam a assinatura do importante Convénio de Cooperação entre as duas Academias.
Início dos trabalhos do Fórum Empresarial
- Dia 28 de novembro – Manhã protocolar: o professor Sebastião Feyo de Azevedo teve a honra de ser aceite como Membro Correspondente da Academia Mexicana, secção de Engenharia Química, na sequência da apresentação do trabalho e da conferência “O futuro da formação em engenharia – sem muros e sem fronteiras”.
- 27 e 28 de novembro – Fórum Empresarial Portugal-México – Reunião entre empresas, instituições e um representante do Banco Santander México, onde se discutiram estratégias de internacionalização e áreas de atuação conjunta. As conversas estenderam-se muito além do programa formal, refletindo o enorme potencial de parceria entre empresas dos dois países.
Nada disto teria sido possível sem o contributo decisivo do nosso colega Humberto Varum, membro da Academia e também Membro Correspondente da Academia Mexicana.
Próximo passo: 2026
Estamos já a preparar uma nova sessão em Portugal, ampliada às universidades portuguesas e mexicanas, reforçando esta ponte de conhecimento e cooperação
