Sebastião Feyo de Azevedo, membro e Presidente da Academia de Engenharia, será distinguido com a Medalha de Ouro CIBIQ 2025 no dia 8 de setembro de 2025, em Lisboa, no 3º Congresso Ibero-americano de Engenharia Química (CIBIQ), que decorrerá em associação com o 15º Congresso Europeu de Engenharia Química.
Tal como estabelecido no seu Regulamento, esta importante distinção, atribuída pela Organização dos Congressos Ibero-americanos de Engenharia Química (CIBIQ), reconhece profissionais de mérito excecional e com dedicação invulgar para a promoção da Engenharia Química. Assim sendo, são exigências para a atribuição desta distinção: excelência profissional na academia e/ou na indústria; elevado contributo para a projeção social da Engenharia Química; participação ativa e excecional em Associações, Sociedades e Federações nacionais e internacionais relacionadas com este ramo do conhecimento.
Da Nota de Imprensa do Júri designado, destaca-se:
“Medalla de Oro CIBIQ: en reconocimiento a los méritos profesionales extraordinarios y la dedicación a la promoción de los intereses generales de la Ingeniería Química al Profesor Emérito Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo de la Facultad de Ingeniería de la Universidad de Porto (FEUP), Portugal.”
Na génese do CIBIQ estão a Asociación Nacional de Químicos e Ingenieros Químicos de España (ANQUE), a Ordem dos Engenheiros, através do seu Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica, a Confederación Interamericana de Ingeniería Química (CIIQ), a Asociación Argentina de Ingenieros Químicos (AAIQ), a Asociación Colombiana de Ingeniería Química (ACIQ), o Consejo Profesional de Ingeniería Química de Colombia (CPIQC), o Colegio de Ingenieros Químicos de Guatemala (CIQG), a Federación de Ingenieros Químicos del Perú (FIQP), a Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), o Colegio Regional de Ingenieros Químicos del Litoral Ecuador, o Instituto Mexicano de Ingenieros Químicos, A. C (IMIQ, C), México e a Academia Mexicana de Investigación y Docencia en Ingeniería Química (AMIDIQ).
A atribuição da Medalha é decidida, de entre candidatos propostos pelas instituições do CIBIQ, por um júri composto por ‘pares’.
Mais informações estão disponíveis nas Notícias publicadas pela Ordem dos Engenheiros e pela Universidade do Porto, de que damos eco.